Para Comênio a Didática é, ao mesmo tempo, um processo e um tratado; consiste tanto em um ato de ensinar como na arte de ensinar. É uma ação sublime, pois forma seres humanos, envolve professor e aluno, tornando ambos diferentes do que eram antes (MENDONÇA E CORDEIRO, 2023).
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá - PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. 192 p.
Neste sentido, analise as assertivas sobre a didática de Comênio:
I – Comênio, em sua didática, também defendia a educação escolar das crianças pequenas, pois, assim, elas poderiam ter acesso, desde cedo, às noções das ciências básicas que viriam a estudar mais tarde.
II – Em sua didática, Comênio defendia que a aprendizagem iniciava pelo treino dos sentidos, pois as impressões das experiências vivenciadas com os objetos seriam internalizadas e mais tarde interpretadas pela consciência racional.
III - Na didática de Comênio, ensinar supõe que há conteúdos a serem ensinados, sejam eles de natureza moral, instrucional ou sobre a religião. Esses conhecimentos também dão base para a exploração e o conhecimento de nós próprios, assim, essa natureza que deve ser explorada é a natureza social, ou seja, os conteúdos historicamente acumulados.
É correto o que se afirma em: