Para que a qualidade desejada seja alcançada, é indispensável que se faça a utilização de determinadas “ferramentas” que busquem proporcionar, ao final da cadeia de produção, produtos que satisfaçam as necessidades e desejos dos consum
QUESTÃO 9
Para que a qualidade desejada seja alcançada, é indispensável que se faça a utilização de determinadas “ferramentas” que busquem proporcionar, ao final da cadeia de produção, produtos que satisfaçam as necessidades e desejos dos consumidores, sem oferecer riscos à sua saúde. O gerenciamento da qualidade visa estabelecer objetivos e metas que sejam orientados para a qualidade da empresa. A gestão da qualidade exige uma abordagem sistêmica, com liderança inovadora, satisfação dos clientes, valores, princípios e desenvolvimento organizacional, bem como a melhoria contínua dos processos de produtos e serviços, como uma estratégia para o fortalecimento competitivo e rentável da empresa. Assim, a qualidade deixa de ser apenas um departamento e passa a ser responsabilidade de toda a empresa.
Fonte: SILVA, J. R. A. R. da. Gestão da qualidade: estudo conceitual. 2006. Monografia (Graduação em Administração) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/123456789/702/2/20179274.pdf. Acesso em: 28 jul. 2025.
Tendo como base o fragmento de texto, o gerenciamento da qualidade divide-se em três pontos ou processos gerenciais, conforme proposto por um dos nomes mais importantes na história da qualidade, conhecido como: