Para quem tem mais de 40 anos, é bem notável a mudança nos estilos de viver e interagir em função das novas tecnologias. As interações entre pessoas ocorriam presencialmente no mesmo espaço físico, em sua maioria, com o apoio do telefone e as cartas. Hoje, as pessoas evitam se encontrar e utilizam as diferentes tecnologias para se comunicarem. Obter um diagnóstico e tratamento médico acontecia presencialmente com a necessidade das pessoas se deslocarem até o centro de saúde e por meio da experiência do médico. Atualmente, é possível utilizar a telemedicina e o suporte de inúmeros exames de imagem. Outra mudança notável é na forma de trabalhar, porque utilizávamos papel, reuniões presenciais e encontros presenciais. Hoje, existem diferentes ferramentas digitais que permitem o trabalho remoto, a colaboração on-line, a ausência de papel, as videoconferências e os aplicativos de produtividade para melhorar a performance da organização.
Levando em conta o texto, é possível afirmar que os impactos na vida do profissional de marketing incluem:
I. Mudança na forma de se relacionar com clientes e parceiros de trabalho, o que impacta a necessidade de se manter próximo por meios digitais.
II. Aumento da quantidade de informações obtidas sobre os clientes sem que as pessoas contassem em conversas, o que permite saber a genuidade dos comportamentos e ações.
III. A colaboração por meio de plataformas digitais, o que faz com que as atividades sejam mais otimizadas e interativas.
É correto o que se afirma em: