Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Podemos ajudar você!
Entre em contato pelo whatsapp e receba uma oferta exclusiva para obter esse material agora mesmo!
(44) 9 9126-3739
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

PORTFÓLIO - ACOMPANHAMENTO EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS - 54_2025

PORTFÓLIO - ACOMPANHAMENTO EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS - 54_2025
Inclusão em Foco – E se fosse você o agente de transformação?

Imagine que você foi convidado por uma rede de ensino da sua cidade para atuar como consultor educacional em uma iniciativa inédita: identificar boas práticas e propor melhorias para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. O objetivo da rede é claro: tornar suas unidades escolares mais inclusivas, acolhedoras e eficazes no atendimento às necessidades dos estudantes com TEA. Mas para isso, precisam de uma análise criteriosa – e é você quem vai conduzir essa missão. Para cumprir esse desafio, você deverá visitar uma escola pública ou privada e investigar, com olhar sensível e crítico, se a inclusão está de fato acontecendo no dia a dia. Com o checklist da disciplina em mãos, será sua responsabilidade observar aspectos estruturais, pedagógicos, sociais e de acessibilidade. Depois, deverá comparar o que viu no Laboratório Virtual proposto pela disciplina e identificar: há práticas realmente inclusivas? O que está funcionando bem e o que precisa melhorar? Como o discurso da escola se traduz em ações concretas? Ao final, você será desafiado a propor uma ação transformadora – algo realista, bem fundamentado e capaz de impactar positivamente a vida de crianças com TEA. Está pronto para ser protagonista de uma mudança significativa na educação?

ORIENTAÇÕES GERAIS:

1° ETAPA:

Escolha uma instituição de ensino (pública ou privada) com atuação na Educação Básica (Educação Infantil ou Ensino Fundamental I) e realize uma visita técnica.

Durante a visita, aplique o Checklist para Avaliação da Inclusão Escolar do Aluno com TEA (Transtorno de Espectro Autista) (em anexo no material da disciplina) observando aspectos estruturais, pedagógicos, sociais e de acessibilidade. Analise criticamente os dados coletados, considerando:

- Presença (ou ausência) de práticas pedagógicas inclusivas específicas para alunos com TEA.

- Coerência entre discurso institucional e prática pedagógica.

- Barreiras atitudinais, estruturais e pedagógicas.

2° ETAPA:

De posse das suas observações e anotações realizadas durante a visita técnica, você deverá elaborar uma apresentação em PowerPoint − contendo no mínimo 9 e no máximo 15 slides −, fazendo uma comparação entre o que coletou de informações na escola e o Laboratório Virtual da disciplina disponível em: https://sites.google.com/view/apv-colegioobjetivo/espacializa%C3%A7%C3%A3o (copie e cole em seu navegador de internet).

A inserção de imagem, tanto da escola quanto do laboratório, é opcional.

Sua apresentação deve conter os seguintes itens:

1 - Cabeçalho com suas informações acadêmicas.

2 - Capa (título – visita técnica x laboratório virtual e uma imagem que ilustre).

3 - Presença ou ausência de prática pedagógica inclusiva – se houver prática pedagógica da escola visitada, descrever quais são, se não houver, informar neste item).

4 - Coerência entre discurso institucional e prática pedagógica.

5 - Barreiras atitudinais.

6 - Barreiras estruturais.

7 - Barreiras pedagógicas.

8 - Recomendações de melhoras na escola visitada.

9 - Imagem do checklist preenchido durante a visita técnica.

Boa atividade!

Atividades Relacionadas