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  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

PORTFÓLIO - ADSIS - IMERSÃO PROFISSIONAL: FÁBRICA DE SOFTWARE - 54_2025

PORTFÓLIO - ADSIS - IMERSÃO PROFISSIONAL: FÁBRICA DE SOFTWARE - 54_2025
Olá, estudante!

Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina. Para realizar a atividade MAPA, você precisa cumprir duas etapas, a saber:

​(1) PRIMEIRA ETAPA: análise da situação-problema

Uma biblioteca escolar quer reduzir atrasos na devolução de livros. Hoje, o controle é feito em planilhas; quando um empréstimo vence, o aluno só descobre no balcão ou quando recebe uma cobrança escrita. A direção decidiu criar um recurso simples no aplicativo da escola: enviar lembretes de devolução com data e título do livro, e permitir que o aluno visualize seus prazos em uma tela única.

Para que esse recurso funcione, é preciso organizar informações básicas: quem é o aluno, qual livro está emprestado, qual é a data de devolução, e como avisá-lo (notificação no app e e-mail).

A solução deve ser clara e direta, sem programação nesta atividade — o objetivo é descrever as entradassaídas e regras de negócio de forma que qualquer pessoa entenda.

No desenvolvimento de software, a disciplina mostra que sistemas ficam mais compreensíveis quando se nomeiam as “coisas do domínio” (por exemplo: Aluno, Livro, Empréstimo) e se explica o papel de cada uma. Essa forma de pensar está ligada aos conceitos de classes e objetos (o que a coisa “é” e o que ela “faz”), além da ideia de regras para decidir o que pode ou não pode acontecer. Esses fundamentos aparecem no material base quando diferencia classes (modelo) e objetos (instâncias) e apresenta elementos como atributos e métodos.

Outro ponto é que, mesmo num recurso pequeno, precisamos de regras simples e de decisões (ex.: “se a data de hoje for maior que a data de devolução, marcar como ‘em atraso’”). No livro de Programação Avançada, as decisões e repetições são apresentadas como estruturas que dão fluxos diferentes a um programa — aqui, vamos apenas descrevê-las em linguagem natural, sem código nem pseudocódigo. Por fim, o livro de Programação para Dispositivos Móveis reforça que entender objetos, classes, atributos e métodos ajuda a manter o sistema organizado e evolutivo. Para esta atividade, basta nomear as entidades e explicar o papel de cada uma em uma frase.

(2) SEGUNDA ETAPA: realização da atividade

(a) Objetivo do recurso.

Explique, em linguagem simples, o que é o “Lembrete de Devolução de Livros”, para quem ele serve e qual problema resolve. Evite termos técnicos.

(b) Entradas, saídas e regras).

Liste 3 entradas2 saídas e 3 regras. Descreva tudo em frases curtas.

(c) Três “coisas do domínio” e o papel de cada uma.

Indique 3 entidades e escreva 1 frase para cada uma explicando o papel na solução (o que representa e para que serve). Relacione com a ideia de classes/objetos do material base, sem detalhes técnicos.

(d) Como o usuário interage

Descreva, do ponto de vista do aluno, o caminho na tela: onde ele vê os prazos, como recebe o lembrete e o que aparece quando um livro está em atraso. Foque na experiência do usuário.

​ATENÇÃO:

- Acesse o vídeo orientativo disponível na Sala do Café para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento.

- A entrega deve ser feita, exclusivamente, por meio de um arquivo .pdf.

- Utilize o template de entrega da atividade MAPA, disponível no Material da Disciplina.

- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e não se esqueceu de nenhum detalhe.

- Após o envio não são permitidas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!

- Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros estudantes, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do

livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.

- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a

interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

- Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.

- Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

Em caso de dúvidas, encaminhe uma mensagem ao seu Professor Mediador.

Bons estudos!

Atividades Relacionadas

Considerando os corantes artificiais alimentícios, sua tarefa nesta atividade é discorrer sobre os possíveis males que essas substâncias podem causar à saúde humana. Utilize duas referências bibliográficas do livro da disciplina e outras fontes confiáveis para fundamentar a sua resposta (seu texto deverá conter ente 10 a 15 linhas).

PORTFÓLIO - ADSIS - IMERSÃO PROFISSIONAL: FÁBRICA DE SOFTWARE - 54_2025 Olá, estudante! Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina. Para realizar a atividade MAPA, você precisa cumprir duas etapas, a saber: ​(1) PRIMEIRA ETAPA: análise da situação-problema Uma biblioteca escolar quer reduzir atrasos na devolução de livros. […]