Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Podemos ajudar você!
Entre em contato pelo whatsapp e receba uma oferta exclusiva para obter esse material agora mesmo!
(44) 9 9126-3739
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

PORTFÓLIO - EESP - PRÁTICA PEDAGÓGICA: RECURSOS DIDÁTICOS PARA A ADOLESCÊNCIA - 54_2025

PORTFÓLIO - EESP - PRÁTICA PEDAGÓGICA: RECURSOS DIDÁTICOS PARA A ADOLESCÊNCIA - 54_2025

Você está estudando nesta disciplina que ao propor uma atividade para os alunos, é fundamental que o professor especializado em Educação Especial compreenda previamente o percurso cognitivo e executivo das funções envolvidas na tarefa. Estamos discutindo que as funções conativas, cognitivas e executivas orientam o modo como o estudante se motiva, percebe, organiza, inicia e finaliza uma tarefa. Nesse sentido, antes de apresentar um desafio, o docente precisa percorrer mentalmente cada etapa da atividade, antecipando as exigências cognitivas e as estratégias necessárias para que o aluno possa alcançar o objetivo.

Esse exercício permite que o professor identifique possíveis barreiras e adapte os recursos pedagógicos, favorecendo a participação ativa dos estudantes. Ao mesmo tempo, desafiar a própria mente nesse processo amplia a consciência docente sobre as etapas que sustentam a aprendizagem, fortalecendo o diálogo pedagógico com os alunos. Assim, tanto professor quanto estudante passam a ter maior clareza sobre o caminho a ser percorrido, construindo uma prática que valoriza a intencionalidade, a reflexão e a corresponsabilidade no ato de aprender.

Com base nos conteúdos discutidos na disciplina Prática Pedagógica: Recursos Didáticos para a Adolescência, esse MAPA - Material de Avaliação Prática da Aprendizagem propõe uma imersão prática nos recursos didáticos: você tem duas missões: primeiramente, é realizar a atividade “Desafio das 4 cores” um recurso didático de baixo custo, criativo e funcional. E, em seguida, elaborar um texto discorrendo como você se sentiu e qual foi o percurso funcional que realizou.

Para isso, siga atentamente os passos descritos a seguir:

1º) Imprima a atividade Desafio das Cores.

2º) Realize a atividade.

3º) Faça o registro fotográfico do produto da sua atividade (foto da atividade concluída).

4º) Elabore do relato reflexivo.

5º) Efetue a entrega.

Detalhamento de cada passo:

1º) Imprima a atividade Desafio das Cores

2º) Realize a atividade

O desafio consiste em colorir a imagem utilizando apenas quatro cores distintas. A regra fundamental é que áreas que compartilham uma fronteira não podem ser preenchidas com a mesma cor. Para resolver a atividade, será necessário planejar a sequência de preenchimento, testar hipóteses e revisar escolhas sempre que houver conflito entre as regras e as opções feitas. O objetivo não é apenas obter o produto final colorido corretamente, mas também exercitar funções cognitivas (atenção, percepção, memória de trabalho), funções executivas (planejamento, flexibilidade, controle inibitório) e funções conativas (persistência, motivação e vínculo com a tarefa).

Para facilitar o processo utilize os numerais de 1 a 4.

Só pode ser utilizado os numerais 1, 2, 3 e 4.

Um numeral não pode ficar do lado dele mesmo, isto é, não pode fazer fronteira.

Depois de realizado o desafio, escolha uma cor para cada numeral e pinte bem bonito. Como sugestão, indico que escolha a cor para o numeral 1, apague-os e pinte somente o 1, depois faça com o algarismo 2, depois com o 3, e por último o algarismo 4.

3º) Registro fotográfico da experiência

Para ilustrar a atividade, capte duas fotos do processo:

Foto 1: A imagem antes de colorir apenas mostrando os numerais.

Foto 2: O desafio concluído e colorido.

4º) Elaboração do relato reflexivo

Após a realização e o registro da atividade, elabore um texto reflexivo-conceitual, entre 15 e 20 linhas, com foco na sua experiência, abordando os seguintes pontos:

Análise Funcional: relacione quais funções cognitivas (ex: atenção, percepção), funções executivas (ex: planejamento, capacidade inibitória) e funções conativas (ex: motivação, persistência, vínculo com a tarefa) você precisou mobilizar para resolver o Desafio das 4 Cores. Justifique a requisição de cada função no contexto da atividade.

Experiência Pessoal (O Sentir): descreva como você se sentiu durante a realização da tarefa (se houve frustração, prazer na descoberta etc.). Explique como esses sentimentos (pertencentes ao domínio conativo) influenciaram sua persistência ou suas estratégias para alcançar a solução do desafio.

5º Entrega:

Utilize o formulário padrão e envie o seu arquivo.

Atividades Relacionadas