Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Podemos ajudar você!
Entre em contato pelo whatsapp e receba uma oferta exclusiva para obter esse material agora mesmo!
(44) 9 9126-3739
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

PORTFÓLIO - QUI - PRÁTICA PEDAGÓGICA: QUÍMICA NO ENSINO MEDIO - 54_2025

PORTFÓLIO - QUI - PRÁTICA PEDAGÓGICA: QUÍMICA NO ENSINO MEDIO - 54_2025

O plano de aula funciona como um roteiro estruturado, que ajuda o professor a definir o que pretende ensinar, como ensinar e como avaliar, ou seja, objetivos, metodologia e instrumentos de avaliação são definidios em um plano de aula. Sem esse planejamento, há risco de dispersão, perda de foco e dificuldade em medir o aprendizado. No contexto educacional brasileiro, o plano de aula garante que os conteúdos ministrados estejam em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com o projeto político-pedagógico da escola. Isso assegura que a prática docente não seja isolada, mas parte de um projeto maior de formação integral do aluno. Um plano bem elaborado ajuda o professor a administrar o tempo de aula de forma equilibrada: isso evita que alguns conteúdos sejam abordados superficialmente enquanto outros sejam tratados de forma excessivamente longa.

Diante do que foi exposto acima, elabore um plano de aula, utilizando o formulário obrigatório MAPA, seguindo a estrutura do modelo disponível no Material da Disciplina, e um roteiro de aula prática dentro do tema escolhido para o plano de aula. Escolha um tema englobado pela Química e discorra detalhadamente sobre como seria uma sequência de quatro aulas sobre o respectivo assunto. A prática pode ser uma das atividades propostas no plano de aula e deve constar os materiais necessários e a metodologia (passo-a-passo da prática). Você pode escolher materiais que podem ser encontrados em casa (materiais alternativos), para realizar o experimento, ou supor que há um laboratório disponível para realizar essa prática (o laboratório virtual do Atlas Digital de Química pode te auxiliar), utilize prints e fotos dos experimentos com materiais alternativos para evidênciar a prática.

​​Informações importantes:

- Assista ao vídeo explicativo dessa atividade, presente na SALA DO CAFÉ >> VÍDEOS EXTRAS.

- Caso tenha dúvida sobre essa atividade, envie mensagem pelo FALE COM O MEDIADOR.

- Leve em consideração a explicação coesa e didática de conceitos químicos pertinentes, já que essas habilidades são fundamentais para um profissional da área de Química.

- Não se esqueça de citar as referências (de acordo com a normas ABNT) utilizadas para as pesquisas pertinentes, bem como citar devidamente imagens, tabelas e infográficos coletados da literatura.

​- Utilizar fonte Arial, tamanho 12, texto justificado.

- Material de apoio - Disponível no MATERIAL DA DISCIPLINA.

- Utilizar template obrigatório Word - Disponível no MATERIAL DA DISCIPLINA.

Atividades Relacionadas