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  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

PROGRAMA DE EXTENSÃO:  PROGRAMA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL.

PROGRAMA DE EXTENSÃO: 

PROGRAMA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL.

 

FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: 

A finalidade do projeto de extensão no Programa de Ação e Difusão Cultural do curso,  está relacionado ao fomento à cultura locorregional, fomentando a difusão, a  transparência e a democratização das ações culturais, por meio de projetos que  possibilitem a transferência para a sociedade de conhecimentos multidisciplinares  desenvolvidos no curso e a possibilidade de potencializar a geração de conhecimentos  aplicados, permitindo ao egresso um maior envolvimento junto às ações culturais e  sociais no âmbito das diversas ciências como também da tecnologia, articulados com  os anseios da comunidade. Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar  as ações são:  

Processos de gestão administrativa e empreendedorismo: econômico, financeiro e  humano; Raciocínio lógico quantitativo; Direito do comércio internacional. Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Entidades pertencentes à  Administração Pública municipal, estadual ou federal; escolas; colégios; Organizações  não governamentais (ONG); Instituições privadas com ações sociais; fundações;  entidades do Judiciário como Procons e Tribunais; Entidades religiosas como igrejas,  ordens, templos, congregações, missões e casas de acolhimento ou assistência;  entidades de saúde e assistência social; Organizações da Sociedade Civil de Interesse  Público (OSCIPs); Organizações de moradores e Cooperativas, entre outras.

 

COMPETÊNCIAS: 

I - Planejar, definir, inovar, implementar e avaliar estratégias gerenciais na área de  comércio exterior; 

II - Orientar a execução das ações legais, tributárias, aduaneiras e cambiais inerentes  ao comércio exterior; 

III - Acessar bases de dados e interpretar indicadores micro e macroeconômicos  relacionados ao comércio exterior.

 

PERFIL DE EGRESSO:

O perfil do egresso do curso de CST em Comércio Exterior, idealizado pela IES  proporciona a formação do profissional que planeja, gerencia a logística,  desembaraço, seguros e operações de comércio exterior: transações cambiais,  despacho e legislação aduaneira, transações financeiras, exportação, importação e 

 

Público 

contratos; define e supervisiona planos de ação; negocia e executa operações nos  âmbitos legais, tributários e cambiais inerentes ao processo de importação e  exportação.

 

SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): 

Análise e resolução de problemas 

Comunicação Interpessoal 

Gestão do Tempo

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: 

O objetivo do programa de extensão em Difusão Cultural, está relacionado a  disseminação e articulação de conhecimentos adquiridos no curso para promover as  ações de difusão cultural no âmbito das ciências, relacionados diretamente ao  Comércio Exterior e com a articulação da tecnologia junto à comunidade.

 

CONTEÚDOS: 

I - Processos de gestão administrativa e empreendedorismo: econômico, financeiro e  humano;  

II - Raciocínio lógico quantitativo;  

III - Direito do comércio internacional.

 

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: 

BURMESTER, Haino. Manual de gestão: organização, processos e práticas de liderança  coletiva. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. 

SABBAG, Eduardo. Direito tributário essencial. 8.ed. Rio de Janeiro: GEN, 2021. SILVA, José Ultemar da [org.]. Gestão das Relações Econômicas Internacionais e  Comércio Exterior. São Paulo: Cengage Learning Editores, 2012.

 

TEMPLATE PDCA

Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é  um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no  MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS. 

  1. PLANEJAMENTO (PLAN) 

Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da  Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode  baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt br.pdf

Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as  metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de  soluções de seu contexto! 

Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu  projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível  em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você 

Público 

encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja.  Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta. 

Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu  Relatório Final de Atividades Extensionistas. 

LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO 

 

DEFINA A PROPOSTA. 

IMERSÃO: 

DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO 

Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.  

SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA 

  1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com  maior frequência? 

1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente  curricular?  

Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1. 

1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de  extensão.  

Se não for possível deve voltar à pergunta 1. 

1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade?  Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.  

  1. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas  identificados?  
  2. Onde será realizada a ação? 
  3. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado? 
  4. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente? 
  5. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação? 
  6. Será necessário agendamento?  
  7. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação? 

 

IDEAÇÃO: 

DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO. 

 

PROTOTIPAÇÃO:

Público 

DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO. 

 

IDEIAS E ANOTAÇÕES: 

 

  1. REALIZAÇÃO (DO) 

CRONOGRAMA: 

ATIVIDADES  PER. 1  PER. 2  PER. 3  PER.4

 

  1. VERIFICAÇÃO (CHECK) 

Planejamento: 

Imersão realizada? 

() SIM
() NÃO

 

Ideação realizada? 

() SIM
() NÃO

 

Prototipação realizada? 

() SIM
() NÃO

 

Planejamento está ok? 

() SIM
() NÃO

 

Realização: 

Cronograma realizado? 

() SIM
() NÃO

 

Cronograma atende a realização do projeto? 

() SIM
() NÃO

 

Verificação: 

Cronograma atende a realização do projeto?

Público 

() SIM
() NÃO

 

Projeto atende a proposta da instituição escolhida? 

() SIM
() NÃO

 

Houve necessidade de mudança de estratégia? 

() SIM
() NÃO

 

Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias? 

 

  1. AÇÃO (ACT) 

AÇÃO PROPOSTA: 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual.

 

Público 

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