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    31/12/2030

Qualquer avaliação causa, de modo geral, certo temor no sujeito exposto a ela. Na escola, essa análise, historicamente, é conhecida como algo que assusta, exclui e, inclusive, desmotiva o aluno quanto ao seu processo de ensino/apren

Questão 5
Qualquer avaliação causa, de modo geral, certo temor no sujeito exposto a ela. Na escola, essa análise, historicamente, é conhecida como algo que assusta, exclui e, inclusive, desmotiva o aluno quanto ao seu processo de ensino/aprendizagem. Leia um trecho da base Nacional Comum Curricular (BNCC) acerca desse tema:

Além disso, BNCC e currículos têm papéis complementares para assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica, uma vez que tais aprendizagens só se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação. São essas decisões que vão adequar as proposições da BNCC à realidade local, considerando a autonomia dos sistemas ou das redes de ensino e das instituições escolares, como também o contexto e as características dos alunos. Essas decisões, que resultam de um processo de envolvimento e participação das famílias e da comunidade, referem-se, entre outras ações, a:
[...]
construir e aplicar procedimentos de avaliação formativa de processo ou de resultado que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos alunos;

[...]

Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília, DF: MEC; SEF, 2017. p. 16-17.

Fonte: ROMÃO, J. E. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1998.

Com base em tal discussão,  avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Ao compararmos a orientação da Base Nacional Comum Curricular em relação ao processo avaliativo escolar, constatamos que os “procedimentos de avaliação formativa” citados no trecho equiparam-se à concepção de Romão (1998), destacada no livro de Prática de Ensino da Língua Portuguesa I.

PORQUE


II. Ambas as nomenclaturas (formativa e mediadora/dialógica) carregam em si a defesa de uma atividade avaliativa processual amparada na realidade do contexto, visando à análise, reflexão e, se necessário, mudança de rota, com vistas ao desenvolvimento das potencialidades dos alunos.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

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Questão 5 Qualquer avaliação causa, de modo geral, certo temor no sujeito exposto a ela. Na escola, essa análise, historicamente, é conhecida como algo que assusta, exclui e, inclusive, desmotiva o aluno quanto ao seu processo de ensino/aprendizagem. Leia um trecho da base Nacional Comum Curricular (BNCC) acerca desse tema: Além disso, BNCC e currículos […]