9a QUESTÃO
Um grupo de pesquisadores realizou uma pesquisa objetivando avaliar a temperatura de distribuição de preparações quentes em uma unidade de alimentação e nutrição na cidade de Rio Grande com objetivo de contribuir para melhoria do serviço prestado, verificar as temperaturas de distribuição das preparações e avaliar os resultados.
Fonte: TRINDADE, D. N.; et al. Monitoramento da temperatura de distribuição de preparações quentes em uma unidade de alimentação e nutrição na cidade de Rio Grande. XVIII CIC, 2009.
Considerando que a temperatura de distribuição é um fator essencial para controle de qualidade, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
- O presente estudo avaliou uma unidade produtora de refeições em que as preparações tiveram duas temperaturas aferidas em dois momentos por se tratar de uma refeição transportada.
- Além do controle de temperatura das preparações distribuídas, outro ponto necessário para a adequação do balcão de distribuição é que este seja totalmente fechado no formato de estufa com portas.
- Pode-se afirmar que a guarnição e os pratos principais estiveram em temperaturas inferiores ao recomendado pela legislação, que, no caso do balcão quente úmido, a temperatura deve variar entre 80 e 90ºC.
- Na presente pesquisa, não são apresentadas as temperaturas dos alimentos frios, pois estes são dispensados, por regulamentação, de controle de temperatura, visto que não oferecem riscos à saúde da população.
- Considerando que a distribuição de alimentos nessa unidade produtora de distribuição é de 2 horas, pode-se afirmar que as temperaturas obtidas estão de acordo com os critérios estabelecidos em regulamentação.