Um sistema de informação é aquele que possui capacidade de coletar, armazenar, recuperar, transformar e visualizar dados e informações que estejam vinculados à sua base de informações. E um sistema de informações geográficas (SIG
QUESTÃO 7
Um sistema de informação é aquele que possui capacidade de coletar, armazenar, recuperar, transformar e visualizar dados e informações que estejam vinculados à sua base de informações. E um sistema de informações geográficas (SIG) é constituído por um conjunto de programas computacionais, o qual integra dados, equipamentos e pessoas com o objetivo de coletar, armazenar, recuperar, manipular, visualizar e analisar dados espacialmente referenciados a um sistema de coordenadas conhecido.
FITZ, P. R. Geoprocessamento sem complicação. São Paulo: oficina de textos, 2008.
Com base no conceito e nas aplicações do sensoriamento remoto, avalie as afirmativas a seguir:
I. O sensoriamento remoto baseia-se apenas na captação da luz visível, desconsiderando outras faixas do espectro eletromagnético que não são perceptíveis ao olho humano.
II. A coleta de dados no sensoriamento remoto é feita exclusivamente por sensores ativos, que emitem sua própria radiação, dispensando o uso de radiação solar.
III. Os dados coletados por sensores são processados e transformados em imagens, gráficos ou informações que auxiliam em análises ambientais e estratégicas.
IV. Drones e satélites são plataformas utilizadas no sensoriamento remoto, e permitem o monitoramento de grandes e pequenas áreas com alta resolução.
V. O sensoriamento remoto utiliza sensores que captam a radiação eletromagnética refletida ou emitida pela superfície terrestre, abrangendo faixas como o visível, o infravermelho e as micro-ondas.