4a QUESTÃO
Uma avaliação eficaz em Terapia Ocupacional no contexto infantojuvenil deve ir além da coleta técnica de dados e envolver, de forma sensível e respeitosa, a escuta ativa da criança e de sua família. Essa escuta qualificada é essencial para compreender as percepções, as experiências, os desejos, as histórias de vida e os modos de ser e viver que atravessam a trajetória do sujeito e de seus cuidadores. Reconhecer a criança como protagonista de seu próprio processo e valorizar o saber da família como legítimo contribui para uma prática mais ética, empática e centrada no sujeito.
Fonte: THEOBALD, M. N. C. Terapia ocupacional infanto-juvenil. Florianópolis: Arqué, 2025.
Considerando os fundamentos éticos e metodológicos da avaliação terapêutica ocupacional, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
- A avaliação terapêutica deve seguir um modelo padronizado e único, independentemente da realidade social da criança.
- A participação da família na avaliação deve ser evitada, para que não interfira nas observações técnicas do terapeuta.
- Crianças pequenas não devem ser envolvidas no processo avaliativo, pois não têm maturidade para refletir sobre seu desempenho.
- A coleta de informações com a escola é desnecessária, uma vez que o terapeuta pode avaliar o desempenho escolar apenas em ambiente clínico.
- A escuta da criança e da família contribui para compreender os significados atribuídos às ocupações e orientar intervenções mais eficazes e contextualizadas.