2ª QUESTÃO
Uma das manifestações patológicas mais usualmente encontradas são: fissuras, trincas e rachaduras. Suas correções dependem do nível de comprometimento dos elementos, isto é, pode ser pequenos reparos localizados ou a recuperação generalizada da estrutura através dos reforços de fundações, pilares, vigas e lajes.
Fonte: DE TONI, R.; MOI, S. V. Manutenção e Patologia das Edificações. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.
Em relação à identificação do tipo de fissura e às técnicas empregadas no reparo dessa manifestação patológica, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
- As aberturas ativas permanecem estáveis conforme as mudanças de tensões. Um exemplo de fissura ativa é aquela causada pela dilatação e contração térmica. Quando a fissura varia ao longo do tempo ela é denominada de fissura passiva.
- No caso de fissuras passivas, deve-se promover a vedação, cobrindo-se os bordos externos, e o fechamento da fissura por meio da injeção de material aderente e resistente.
- Em fissuras ativas e passivas, deve-se promover a vedação, cobrindo-se os seus bordos externos e, eventualmente, preenchendo-as com material rígido e resistente.
- Para o reparo de fissuras dispensa a criação de barreiras ao transporte de líquidos e gases nocivos para o interior das fissuras, pois as armaduras estão protegidas devido ao cobrimento mínimo estipulado pela norma.
- Recomenda-se o fechamento de fissuras passivas e ativas com material flexível ao longo da sua profundidade.