Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Podemos ajudar você!
Entre em contato pelo whatsapp e receba uma oferta exclusiva para obter esse material agora mesmo!
(44) 9 9126-3739
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

] uma etnografia de uma escola específica ou de um grupo específico de estudantes, tentei experienciar etnograficamente a experiência escolar. [...] Desse modo, a etnografia suscitou principalmente os seguintes temas: tecnologias, g

QUESTÃO 6
O trecho a seguir retrata uma etnografia em uma escola da periferia de São Paulo, analise com atenção.

\"[...] uma etnografia de uma escola específica ou de um grupo específico de estudantes, tentei experienciar etnograficamente a experiência escolar. [...] Desse modo, a etnografia suscitou principalmente os seguintes temas: tecnologias, gênero, corporalidade, violência, criminalidade, ludicidade e jocosidade. Desses, as tecnologias e as relações lúdicas e jocosas empreendidas pelos jovens foram percebidas como aspectos centrais das experiências juvenis e escolares observadas em campo. Contudo, o enfoque sobre as ludicidades e as tecnologias não me levou a desprezar os demais elementos que me foram apresentados pelos atores em suas práticas cotidianas. [...] Nessa dinâmica de apreensão das múltiplas associações entre os temas ou termos suscitados pela pesquisa de campo, evidenciou-se como cada um, conforme a perspectiva, modificava e era modificado pelo outro. Dessa maneira, se a escola possibilita a configuração de uma experiência juvenil específica, sendo uma das agências responsáveis pela definição contemporânea de juventude, essa, em sua experiência escolar, não apenas reinventa a escola, como, a partir do processo de reprodução das estruturas sociais instituído pela escola, passa também a reproduzir as formas como se dá essa experiência escolar, por meio de desestabilização de regras e objetivos institucionais. Dessa forma, os estudantes também estabelecem as suas relações com a instituição escolar e com os professores, a partir da influência de aspectos hegemônicos das maneiras de classificar o mundo, muitas vezes, pautadas por conteúdos estigmatizantes que reforçam visões reificadas da realidade e legitimadoras de desigualdades sociais.\"

 

PEREIRA, A. B. A maior zoeira: experiências juvenis na periferia de São Paulo. Tese de Doutorado em Antropologia Social. Faculdade de Filosofia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. p. 244-246.

 

Com base no excerto acima, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A etnografia escolar destacou que as relações lúdicas e tecnológicas são aspectos secundários na experiência juvenil, sendo ofuscadas por temas como violência e criminalidade.

 

PORQUE

 

II. A pesquisa etnográfica evidenciou que a escola, ao ser um espaço de formação juvenil, é também um local onde se reproduzem estruturas sociais que podem reforçar desigualdades, moldando as interações dos estudantes com a instituição e os professores.

Assinale a alternativa correta:

 

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificava correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
Atividades Relacionadas