Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Podemos ajudar você!
Entre em contato pelo whatsapp e receba uma oferta exclusiva para obter esse material agora mesmo!
(44) 9 9126-3739
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

vemos, a partir de 1800, o surgimento na Europa dos Métodos Ginásticos ou Escolas Ginásticas. Esses métodos foram sistematizações criadas por médicos, pedagogos ou militares que tentavam organizar a prática

Questão 2
[...] vemos, a partir de 1800, o surgimento na Europa dos Métodos Ginásticos ou Escolas Ginásticas. Esses métodos foram sistematizações criadas por médicos, pedagogos ou militares que tentavam organizar a prática das atividades físicas.
Fonte: FIORIN, C. M. A ginástica em Campinas: suas formas de expressão da década de 20 a década de 70. 2002. 173f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.
Considerando os métodos/escolas ginásticas e seus conceitos, analise as afirmações a seguir:

I. A escola francesa possuía um forte traço moral e patriótico. O espanhol Francisco de Amorós y Ondeano (1770-1848), fundador da escola, acreditava que a ginástica desenvolveria homens mais corajosos, fortes, sensíveis, habilidosos e com algumas características necessárias para enfrentar todas as dificuldades assinaladas pelo Estado e pela sociedade. O pedagogo George Demenÿ (1850-1917) preocupou-se com as mulheres, desenvolvendo a ginástica feminina, com movimentos adequados.
II. A escola alemã surgiu por meio da necessidade de união do território alemão e foi inspirada em ideias de pedagogos, tendo como seus principais nomes Johann Christoph Friedrich Guts Muths (1759-1839), Friedrich Ludwing Jahn (1778-1852) e Adolf Spiess (1810-1858), e a ideologia presente era que a defesa da pátria só seria garantida a partir da criação de indivíduos de espírito nacionalista, sendo homens e mulheres saudáveis e vigorosos.
III. A escola inglesa foi desenvolvida pelo oficial da marinha George Hébert (1875-1957). Ele criou o Método Natural a partir das viagens feitas a lugares pouco civilizados, percebendo que os nativos desfrutavam de excelente saúde, postura e elevado grau de robustez. Verificou também que a vida ao ar livre proporcionava aos homens boas condições físicas.
VI. A escola nórdica/sueca foi desenvolvida por Jean-Jacques Rousseau (1723-1790), que elaborou uma ginástica nacionalista, com o intuito de regenerar o povo, tornando-os capazes de preservar a paz no país e eliminar os vícios da sociedade, como o alcoolismo, com intenção de criar indivíduos fortes e saudáveis para a produção da pátria.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I e IV, apenas.

Alternativa 4:

I e II, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Atividades Relacionadas